Ferramenta digital de georreferenciamento que mapeia os serviços de proteção social nos territórios municipais, utilizando como base os territórios dos CRAS. O sistema permite visualizar a distribuição espacial de equipamentos sociais, beneficiários de programas sociais e indicadores territoriais. O Mapeamento considerou a rede de proteção social por meio dos serviços públicos das políticas de
assistência social, educação, esporte, cultura, saúde, trabalho, segurança pública (governamentais e não governamentais) que atuam na prevenção de riscos e desproteções sociais.
Parceria: Secretaria Municipal de Assistência Social de Itajaí
Período: 2022
Projeto de assessoria técnica abrangendo formação, supervisão e acompanhamento de trabalhadores e gestores do SUAS, incluindo análise de processos de trabalho, elaboração de protocolos e fluxos operacionais.
Atividades de formação, assessoria e supervisão técnica abrangendo os servidores, os serviços, benefícios, programas, projetos e instâncias de gestão no âmbito da Secretaria Municipal de Assistência Social de Itajaí SC, instituição responsável pelo desenvolvimento do Sistema Único de Assistência Social no município. O objetivo final do trabalho foi a produção de Protocolos para todas as áreas do SUAS no município.
Parceria: Secretaria Municipal de Assistência Social de São José
Período: 2022/2023
Projeto de assessoria técnica abrangendo formação, supervisão e acompanhamento de trabalhadores e gestores do SUAS, incluindo análise de processos de trabalho, elaboração de protocolos e fluxos operacionais. O projeto de Supervisão Técnica no município de São José/SC teve a finalidade precípua de oportunizar a reflexão crítica e coletiva sobre os principais aspectos do SUAS no município, identificando dificuldades, desafios e as alternativas que respondam às demandas apontadas e contribuir para o aprimoramento da gestão e o desenvolvimento da Política de Assistência Social no município. O objetivo final do trabalho foi a produção de Protocolos para todas as áreas do SUAS no município.
Parceria: Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação de Imbituba/SC
Período: 2022/2023
Consultoria para análise coletiva do Plano Municipal de Assistência Social 2022-2025, atualização de conceitos e conteúdos, definição de prioridades, metas e estratégias para o incremento do SUAS.
Parceria: Núcleo de Direitos Humanos PUC PR
Período: 2022
Desenvolvimento de mapa social colaborativo para identificação da rede de serviços no contexto da pandemia de COVID-19 em Curitiba-PR, integrando dados oficiais e iniciativas comunitárias.
Trabalho de análise para geoprocessamento de campo de estágio remoto no âmbito do curso de Serviço Social, com o objetivo de apoiar o poder público e as organizações da sociedade civil no enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19), por meio da produção de estudos, pesquisas, diagnósticos, materiais técnicos, assessorias, capacitação, visando a implantação de medidas de contingência social, bem como novas soluções na área pós pandemia.
Parceria: Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social em parceria com a empresa LAB Social
Período: 2022/2023
O Portal SUAS em Números trata de estudos sobre a proteção e desproteção na Assistência Social, adaptado para o contexto de Covid19, que visam o desenvolvimento de análises e ferramentas informacionais que favoreçam a produção de inteligência de dados sobre a cobertura de serviços e benefícios; o financiamento do SUAS; a prestação de serviços e benefícios não cofinanciados; a identificação de custos de serviços e benefícios por região e porte dos municípios, propiciando a análise do desfinanciamento, subfinanciamento e o indicativo de avanços necessários no pacto federativo.
Análise negocial e mapeamento de dados para o Portal Suas em Números e seus painéis: Painel de transferências federais, Painel da rede, equipamentos e serviços do SUAS, Painel de benefícios assistenciais e Painel de emendas parlamentares federais.
Parceria: Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF em parceria com a empresa LAB Social
Período: 2024
Guia de orientação técnica que tem como tema a vigilância socioassistencial, uma das funções da Política de Assistência Social, juntamente com a Proteção Social e Defesa de Direitos, caracterizando-se como um campo essencial para o alcance das metas do Resultado Sistêmico 7 do Selo Unicef – RS7, com o potencial de ampliação da atenção integral e da proteção social nos municípios.
Documento técnico contendo as seguintes seções: O que é a Vigilância Socioassistencial? A Vigilância Socioassistencial no Brasil; A geração de dados, gestão da informação e produção de conhecimento; Rotinas de Suporte da Vigilância Socioassistencial; Processos da Vigilância Socioassistencial relacionados com Resultado Sistêmico; Caminhos para a estruturação da Vigilância Socioassistencial no município; Fontes de dados e Sistema de Informação para ação da Vigilância Socioassistencial; Bases e sistemas informatizados no SUAS; Links de interesse e referências.
Parceria: Unicef e Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação/SAGI/MDS em parceria com a empresa LAB Social
Período: 2024
Participação na produção dos Cadernos Temáticos, série de guias elaborados com o objetivo potencializar o uso do Observatório do Cadastro Único através de estudos que fortalecem a função de Vigilância Socioassistencial, por meio
de temas específicos. Estas produções sistematiza informações do observatório combinando as múltiplas possibilidades de leituras do território.
A intenção foi fortalecer o potencial desta ferramenta na construção de diagnósticos que apoiem a gestão territorial no planejamento e tomada de
decisão.
Caderno temático publicado em abril de 2024 pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social,
Família e Combate à Fome em parceria com o UNICEF Brasil que apresenta o Cadastro Único como um ativo estratégico fundamental para conectar políticas públicas e cidadãos. O documento explora a história e evolução do Cadastro Único, suas funcionalidades como instrumento de gestão pública, seu papel na integração de diferentes políticas sociais, e introduz o Observatório do Cadastro Único como uma ferramenta para potencializar o uso de seus dados. A publicação oferece um panorama completo dos usuários cadastrados, com análises detalhadas sobre suas características socioeconômicas, e fornece
recomendações para o aprimoramento contínuo deste importante instrumento de proteção social no Brasil.